Pet em Apartamento: Você conhece as regras?
By Saint Martin | 10 de dezembro de 2021
Os pets são ótimas companhias para os seres humanos, são amorosos e tornam nossa vida bem melhor e até mesmo, cercada de mais emoção. Um simples olhar do bichinho de estimação é capaz de compreender o que sentimos, se estamos em um bom ou mau momento e eles são ótimos em nos ajudar em dias difíceis.
Além disso, também ajudamos muito o animalzinho, quando mesmo depois de um dia ruim, tiramos um tempo para as brincadeiras, carinhos e peripécias. Mas, como tutores, temos muitos deveres e responsabilidades, principalmente, quando criamos um pet em apartamento. E, é justamente sobre esse assunto que falaremos no decorrer deste post.
Ah, mas antes de começar a falar propriamente sobre a criação de pet em apartamento, gostaríamos de ressaltar que, nós da Incorporadora Saint Martin somos pet friendly e queremos oferecer o melhor para seu bichinho. E, se ainda, não está convencido de
que o pet é um boa companhia, queremos antes de mais nada, apresentar todos os benefícios que trazem para saúde e para qualidade de vida.
Benefícios dos pets
De maneira resumida, os pets ajudam aliviar os sintomas de ansiedade, estresse e depressão, segundo demonstram estudos recentes. Além disso, proporcionam maior bem-estar e calma a seus tutores, já que contribuem no aumento de serotonina e dopamina, fora que ajudam nos indicadores de pressão arterial e frequência cardíaca.
Esses são apenas alguns dos benefícios de sua companhia, contudo, se quiser saber mais sobre o tópico, sugerimos ler o artigo “ Animais de estimação melhoram a saúde e qualidade de vida”, do site Time da Saúde, assim que concluir a leitura deste artigo.
Agora que já sabe os benefícios de criar um animal de estimação, vamos ao tópico principal do texto, que diz respeito aos pets em apartamento. Continue aqui e saiba mais sobre o assunto.
Pet em apartamento: O que diz a lei?
O primeiro ponto que destacamos é que, segundo a lei, o tutor não pode ser impedido de criar o animal de estimação no apartamento. A proibição é inconstitucional, já que o art. 5º, XXII e art. 170, II da Constituição Federal, assegura ao cidadão o direito de manter animais em casa ou apartamento, desde que a sua permanência não atrapalhe ou coloque em risco a vida de outros moradores. Além disso, os animais têm direito de passar nas áreas comuns do imóvel.
Proibir àapresença dos pets nos elevadores, determinar que os animais utilizem escadas ou sejam levados no colo quando usarem o elevador são também situações incompativeis com a lei e podem ser enquadradas em tópicos como maus tratos e constrangimento ilegal.
Ah, e se o animal não representa risco a nenhum outro morador do condomínio, não é obrigatório o uso de focinheira, conforme determina algumas administrações de imóveis.
Agora que já conhece seus direitos enquanto dono de algum animal de estimação, e que compreende que a administração do imóvel não pode te impedir ou proibir de usar elevador ou transitar em áreas comuns como seu bichinho, é hora de entender seus deveres enquanto tutor.
Pet em apartamento: quais os deveres dos tutores?
Para uma boa convivência com outros moradores e para evitar situações complicadas e constrangedoras, uma dica, é andar com seu pet próximo ao corpo, utilizando guias quando for transitar nas áreas comuns do empreendimento. Além disso, se o animal for de pequeno porte ou apresentar comportamentos agressivos, o uso da focinheira é imprescindível para a segurança de todos.
Ah, e em relação à higiene e às regras de boa convivência, não custa nada lembrar que se você cuida de um pet em apartamento e precisa sair com ele para que o bichinho faça suas necessidades, é de sua responsabilidade limpar os dejetos do animalzinho. Além de ser um ato de respeito com o próximo, também impede a transmissão de algumas doenças.
Após compreender todos os direitos e deveres com o pet criado em apartamento, é hora de conferir dicas para deixar a vida do seu animalzinho bem mais agradável, mais segura e mais feliz.
Dicas para criar pet no apartamento
A primeira dica que gostaríamos de pontuar, independente do local que o bichinho será criado, seja casa, apartamento, chácara ou fazenda, refere-se a saúde do animal e em consequência do dono e de todos que convivem com ele.
Esteja atento às vacinas obrigatórias e também aos vermífugos que o animal de estimação deve tomar. Assim, você assegura o bem-estar de todos. Dito isso, vamos às melhores dicas para criar pet em apartamento.
- Estabeleça um local para o pet fazer suas necessidades fisiológicas, dentro do apartamento;
- Organize um cantinho confortável para que o animal de estimação possa dormir tranquilamente;
- Passeie com seu cachorro em passeios, parques e praças para que ela conviva com outras pessoas, animais e que tenham contato com a natureza;
- Tenha bastante cuidado com a segurança do animal, uma dica é colocar telas nas janelas para evitar que o bichinho tente sair por aí ou mesmo, ao se assustar com foguetes, tente pular dali;
- Ainda no quesito segurança, mas, em relação aos condôminos que tenham algum receio do animal, sugerimos que evite transitar perto desse morador com seu pet;
- Caso fique o dia todo fora de casa, proporcione um ambiente tranquilo e deixe à disposição do animal, alguns brinquedos para que ele se divirta e não se sinta tão sozinho.
Dicas de limpeza
Criar um pet em apartamento dá um certo trabalho, principalmente, no quesito limpeza. No caso de cães e gatos que soltam muito pelos, é comum o local não parar limpo, para isso, tenha como aliado o aspirador de pó. Além disso, a fim de manter o ambiente sempre límpido, sugerimos que faça uma rotina diária de cuidados, varrendo o chão e passando um pão nos ambientes.
Agora, para evitar o cheiro característico da criação de um bichinho, a dica é diluir 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco em um litro de água e passar no chão, com o auxílio de um pano. Além disso, aposte em alguns cheirinhos para o ambiente. Outra dica é se atentar ao banho do pet para evitar que a casa fique com mau cheiro.
Ah, e não se esqueça de limpar constantemente as vasilhas de ração e água do seu pet.
Dicas de acabamentos para criação de pet em apartamento
Se optar por cuidar do pet em apartamento, saiba que será necessário realizar adaptações no imóvel. Para isso, escolha pisos, móveis e até pinturas que não causem nenhum mal ao animalzinho ou mesmo, problemas para seu tutor.
Para o piso, sugerimos evitar os modelos escorregadios, que podem levar a acidentes dos pets ou impedir que circulem no local. No entanto, prefira os antiderrapantes ou mais rústicos que não farão mal algum ao bichinho.
Outra dica é, em relação às paredes e sua pintura, afinal, em um ou outro momento, o animal poderá colocar as patinhas sujas ali. Por isso, opte pelas tintas que são mais fáceis de limpar, de acabamento acetinado ou semi-brilhantes.
Quanto aos móveis, saiba que eles também não devem oferecer risco algum ao seu pet. Logo, se for criar um gato, por exemplo, evite o uso de prateleiras mais altas que são convidativas para que subam ali. Móveis com vidros também não são recomendados para os donos de qualquer animal de estimação, uma vez que eles podem se jogar contra eles.
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Se gostou e pretende criar seu pet em apartamento em Ubatuba saiba que, nós da Incorporadora Saint Martin, amamos os animaizinhos de estimação e eles serão sempre bem-vindos em nossos empreendimentos. Além disso, podemos te oferecer as melhores soluções para que você e seu pet sintam-se sempre confortáveis.
A Incorporadora Saint Martin se sente honrada em contribuir para o desenvolvimento do país e por poder impactar diretamente na qualidade de vida da população. Seja através dos seus projetos e empreendimentos, ou através de ações sociais que desenvolve e apoia.
A incorporada vem desenvolvendo um trabalho de urbanização para oferecer produtos sustentáveis e de qualidade.
Gostaria de saber mais? Fale conosco!
Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo, e deixar sua opinião nos comentários. Será um prazer te ouvir! 😊