Trilhas de Ubatuba: o Guia
By Saint Martin | 30 de novembro de 2020
O município de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, é destino certo de muitos turistas. Suas belas praias, o mar esverdeado, a boa gastronomia e serviço de hospedagem, além da diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica, praticamente intocada, são atrativos excelentes para o turismo local e para quem busca por aventuras próximas à natureza.
Com uma área total de 748 mil m², Ubatuba possui 102 praias e mais de 20 ilhas, que recebem a visita de praticantes de esportes aquáticos, como por exemplo, mergulho, pesca, vela, dentre outros. Além disso, devido à quantidade de praias propícias à prática de surf, a cidade é também conhecida como “Capital do Surf ”.
Fora as lindas praias, existem também na cidade, três Parques de Preservação Ambiental, o Parque Estadual Serra do Mar, o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Ilha Anchieta. E é justamente para acessar algumas praias e conhecer melhor tais parques, que as trilhas de Ubatuba são uma boa opção de turismo de aventura.
Junte-se com a gente nessa aventura, percorra as trilhas de Ubatuba e conheça as mais belas paisagens naturais deste paraíso brasileiro.
Trilhas de Ubatuba: Trilhas em Parques Estaduais
Parque Estadual da Ilha Anchieta
O Parque Estadual da Ilha Anchieta é uma Área de Proteção Ambiental (APA), que possui cerca de 830 hectares, 17 km de costa, sete praias cristalinas e dispõe de trilhas para caminhadas. O Parque foi criado na década de 70 e tem como objetivo, garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais.
Uma curiosidade sobre o Parque Estadual da Ilha Anchieta é que até 1955, um presídio estadual funcionou no local. Inclusive, o local foi palco de uma das grandes rebeliões do sistema carcerário, superado apenas por Carandiru.
No Parque Estadual da Ilha Anchieta, se encontram duas importantes trilhas de Ubatuba, a trilha da Praia do Sul e a Trilha do Saco Grande.
Trilha da Praia do Sul
Uma trilha em Ubatuba com grande potencial, cercada pela Mata Atlântica e recheada de histórias e lendas. Além, é claro, da praia paradisíaca com água cristalina, outro destaque é a vida marinha, ideal para mergulho.
Se pretende aproveitar esta trilha em Ubatuba, lembre-se de levar água e algum lanche para comer no meio do caminho. Além disso, bermuda, calçados, roupa de banho e boné são o vestuário ideal para conhecer as belezas do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Ah, não se esqueça dos itens fundamentais, tais como, repelente, protetor solar, óculos de sol, equipamento de mergulho e máquina fotográfica ou um celular com boa câmera para capturar as mais belas paisagens que encontrará no caminho.
Trilha do Saco Grande
Outra trilha de Ubatuba que é destino certo de quem visita o Parque Estadual da Ilha Anchieta é a Trilha do Saco Grande.
A aventura começa com uma caminhada na Praia do Presídio, segue em direção à área do antigo Quartel (região onde foram mortos soldados e civis na rebelião de 1952), e termina com uma bela vista ao mirante das ilhas que ocupam a região e seu mar aberto.
Em sua rica fauna, é possível, inclusive, observar tartarugas marinhas durante os dias mais claros. Ali, também é possível se deparar com antigas casas da Vila Militar.
Parque Estadual da Serra do Mar
O Parque Estadual da Serra do Mar é o maior de São Paulo, com uma extensão de mais de 315 mil hectares, e abrange mais de 30 municípios. No local, encontramos uma biodiversidade única, formada por diversas espécies de animais, dentre elas aves (algumas ameaçadas de extinção, como é o caso da jacutinga e papagaio-de-cara-roxa), mamíferos, além da diversidade de espécies vegetais.
Agora, falando do ecoturismo, a grande atração são as trilhas de Ubatuba que ficam no parque. Sendo elas, a Trilha Picadão da Barra, a Trilha Fluvial Passeio de Bote, a Trilha do Jatobá e Poço da Rasa e a Trilha Praia Brava da Almada.
Se está disposto a encarar a aventura e conhecer as trilhas de Ubatuba neste parque, sugerimos que se vista com calça comprida (ou bermuda, dependendo da trilha que irá percorrer), calçado adequado para o passeio, e não se esqueça de levar itens para proteger do sol e da ação de insetos. Além disso, leve água para se hidratar e algum lanchinho para comer no caminho.
Agora que já sabe o que é indispensável para o passeio, conheça mais sobre algumas trilhas de Ubatuba a seguir.
Trilha Jatobá e Poço da Rasa
Nesta trilha de Ubatuba, a aventura se inicia na Casa da Farinha, antigo engenho da cana de açúcar, que hoje atende as necessidades da comunidade caiçara e serve, portanto, para produção da farinha de mandioca. A Casa da Farinha fica no Sertão de Picinguaba e pode ser acessada por meio de uma estrada secundária de aproximadamente 2 km a partir do km 12 da Rodovia Rio-Santos.
A trilha percorre lindos trechos e é ideal para os amantes da natureza.
Durante o percurso, que passa pelo Rio Fazenda, Poço da Fazenda e segue até a árvore Jatobá, típica da Mata Atlântica, você encontra árvores centenárias, riachos, animais exóticos, além de um lugar belíssimo, rodeado pela mata virgem e águas limpíssimas, o poço da Rasa.
Trilha Praia Brava da Almada
Para acessar a Praia Brava da Almada, uma bela região deserta e preservada, localizada entre outras duas praias, a do Engenho e a da Fazenda, existem duas trilhas que permitem o acesso. Sendo que uma delas sai da Praia do Engenho e a outra sai da Praia da Fazenda.
O grande diferencial entre as duas trilhas está no nível de dificuldade, a da Praia do Engenho é mais fácil, portanto, mais rápida. No entanto, se escolher este caminho não será possível fazer uma parada para apreciar o Saco das Taquaras, na Praia das Conchas.
Além disso, depois de chegar a Praia Brava da Almada, é possível dar uma esticada na caminhada, e conhecer a vila de pescadores e também o projeto desenvolvido com jovens da comunidade para produção de artesanato a partir de reciclagem.
Trilha Fluvial Passeio de Bote
Uma trilha de Ubatuba caracterizada pela presença de manguezais, no Rio Fazenda. Aqui, é possível conhecer um ambiente mais exótico, que se figura como berçário de espécies marinhas que se adaptam às condições climáticas.
Algumas espécies encontradas no Rio Fazenda são Garças, Caranguejos, Tainhas e outros animais característicos dos manguezais.
Trilha Picadão da Barra
Outra trilha de Ubatuba situada no Parque Estadual da Serra do Mar é a Picadão da Barra, que assim como a Fluvial de Bote, apresenta traços de manguezais, e também de restinga. Aqui é um lugar ideal para turismo de escolas voltados para educação ambiental.
Durante a caminhada, encontramos espécies vegetais como Araçás, Ingás, Caixetas e diversidade de Bromélias e Orquídeas.
Trilhas de Ubatuba: Praias acessíveis por trilhas
Trilha das Sete Praias
Não tem como falar sobre as Trilhas de Ubatuba, sem falar da Trilha das Sete Praias, assim chamada, pois durante seu trajeto, passamos por nada mais, nada menos do que sete praias. Sendo elas, Bonete, Grande do Bonete, Praia do Oeste, Peres, Praia do Deserto, Praia do Cedro do Sul e Fortaleza. Além delas, também percorremos parte da Praia da Lagoinha durante o percurso.
A Trilha das Sete Praias é ideal para quem tem um dia inteiro para aproveitar belas praias e paisagens naturais, principalmente, porque seu percurso é um pouco extenso, com aproximadamente 10 km, e pelo menos 6 horas devem ser dedicadas para percorrê-la.
O percurso é indicado para iniciantes e para crianças que façam alguma atividade física, já que tem alguns pontos de paradas e inclusive, é possível saborear as delícias da gastronomia de Ubatuba nos restaurantes localizados nas praias.
Além disso, a caminhada pode ser feita sem auxílio de um guia, porque é tudo bem sinalizado. Mas, convenhamos, contar com a companhia de alguém que conhece a história local é bem melhor!
Outra importante dica para quem vai fazer a trilha é lembrar que os 10 km são apenas de ida até a Praia da Fortaleza. Logo, é indispensável pensar em estratégias para retornar ao local de partida, ou mesmo, aproveitar a oportunidade e prolongar a aventura por mais um dia.
Durante a trilha das Sete Praias, você irá se deparar com belas paisagens de Mata Atlântica intocada, em um percurso que passa por zona da costa, trechos de areia e trechos leves de subida.
Trilha das Sete Fontes
Dentre as Trilhas de Ubatuba de nível fácil e médio, esta é com certeza, uma das mais surpreendentes e com caminhada mais fácil, além disso, dá acesso à belíssima Praia das Sete Fontes.
Para fazer este passeio e chegar até a praia, há duas opções de caminho, uma pela trilha e outra saindo de bote a partir da Praia do Lázaro.
Quem escolher a primeira opção, além de visitar a Praia de Sete Fontes, que recebeu este nome por ter “escondido” em suas encostas, 7 fontes de água potável, conhecerá também a Praia da Ribeira e do Flamengo. Fora que, seguindo um pouco mais a frente, é possível se deparar com a Gruta do Pirata.
Na Gruta do Pirata, encontramos alguns outros atrativos de ecoturismo, como as fontes, além de ser possível fazer um descida pelas costas da gruta e dar um bom mergulho no mar translúcido.
O percurso de ida é um pouco menor do que o da Trilha de Sete Praias, tendo apenas 4 km de ida. Mas, para voltar ao ponto de partida é possível contratar um barco.
Trilha da Ponta da Espia
A Trilha da Ponta da Espia é outra importante trilha de Ubatuba, e passa por cinco praias, Praia da Enseada, Praia de Fora, Praia do Tapiá, Praia de Itapecerica e Praia do Godoi e também é possível conhecer durante seu percurso a Ilha de Anchieta.
Uma curiosidade sobre a Ponta da Espia vem justamente de seu nome. O trajeto é assim chamado por causa do Presídio da Ilha Anchieta que existia no local, e como a região dava melhor acesso ao continente, era onde os guardas ficavam para vigiar a ilha, daí o nome Ponto da Espia.
Também conhecido como Trilha da Praia da Enseada, este local é ideal para bons passeios em família. Para percorrer todo o seu trajeto, inclusive, são necessários, no mínimo, 40 minutos.
Trilha da Praia de Fora
A trilha da Praia de Fora é uma rota secundária à Trilha da Ponta da Espia. Para percorrê-la, levam apenas 30 minutos, e durante o percurso, você passa apenas por um praia, a Prainha da Enseada.
Essa trilha possui como diferencial a Praia de Fora, que apesar de pequena, com seus 200 metros de extensão, é indicada para prática de surf. Além disso, é uma praia deserta, pouco frequentada, no entanto, é bom tomar cuidado na caminhada, principalmente porque há erosões no caminho que podem provocar lesões.
Além das trilhas de Ubatuba que citamos no decorrer deste post, existem outros trajetos para a prática de ecoturismo, turismo de aventura e lazer e para belos mergulhos em praias. Dentre eles, podemos citar as seguintes trilhas: Trilha da Cachoeira Branca, Trilha do Corisco, da Praia do Sul, da Ponta do Joatinga, da Praia do Sono, das Cachoeiras de Ubatumirim e do Corcovado. Ou seja, quando o assunto é aventura, Ubatuba possui diversas opções.
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Se gostou e pretende investir em Ubatuba, e comprar seu imóvel na região para disponibilizá-lo para aluguel dos turistas que se aventuram nas trilhas, saiba que, nós da Incorporadora Saint Martin, podemos te oferecer as melhores soluções.
A Incorporadora Saint Martin se sente honrada em contribuir para o desenvolvimento do país e por poder impactar diretamente na qualidade de vida da população. Seja através dos seus projetos e empreendimentos, ou através de ações sociais que desenvolve e apoia.
A incorporadora vem desenvolvendo um trabalho de urbanização para oferecer produtos sustentáveis e de qualidade.
Gostaria de saber mais? Fale conosco!
Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo, e deixar sua opinião nos comentários. Será um prazer te ouvir! 😊