Imagem Postagem

Design Biofílico, conheça essa tendência.

By Saint Martin | 28 de abril de 2020

Se tem uma coisa que nos deixa muito feliz é ampliar as oportunidades de contato com os elementos da natureza em nosso dia a dia. Não é verdade?

Quando vivemos em uma grande cidade, esses momentos são muito mais restritos e é por isso que o design biofílico tem feito tanto sucesso, pois é justamente a proposta de promover o bem-estar por meio da conexão com a natureza.

Trata-se de um conceito já bastante difundido nos quatro cantos do mundo e tem conquistado cada vez mais adeptos na arquitetura, no urbanismo e no design de interiores, propondo um modo diferente de pensar os ambientes em que moramos, trabalhamos ou estudamos.

E para conhecer um pouco mais o que é o Design Biofílico, essa tendência de trazer o verde e a vegetação para a convivência das pessoas, basta acompanha a leitura desse artigo até o final.

Vamos lá?

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

  • Design Biofílico: Entenda como o amor pelas plantas tem cada vez mais invadido os nossos espaços
  • Design Biofílico: Entenda o seu conceito
  • Principais benefícios do Design Biofílico
  • O Design Biofílico também pode ser útil em locais de trabalho?
  • Conclusão

Conheça os benefícios de viver próximo à natureza.

Design Biofílico: Entenda como o amor pelas plantas tem cada vez mais invadido os nossos espaços

Segundo John Muir, um dos fundadores do preservacionismo moderno:

“Em cada caminhada pela natureza, sempre recebemos muito mais do que buscamos.”

Cunhado por Erich Fromm, psicólogo e filósofo, em 1964 e difundido pelo biólogo Edward O. Wilson em 1984, quando lançou o livro com o nome Biofilia para explicar a afinidade inata dos seres humanos pelo mundo natural e a grandiosidade desta conexão, o termo Biofilia significa, literalmente, “amor à vida”.

Algo essencial, principalmente quando consideramos o fato de hoje vivermos 90% do tempo de nossas vidas em ambientes internos.

Por isso, é tão importante sabermos projetar esses espaços de forma mais saudável e que traga mais bem-estar.

Design Biofílico: Entenda o seu conceito

Podemos dizer que o termo não é novidade, mas que está ganhando cada dia mais força.

Pois como você pode perceber no parágrafo anterior, as pessoas estão cada vez mais procurando por qualidade de vida e um cotidiano mais perto do natural (no sentido mais orgânico da palavra).

Assim, cada dia mais são necessárias ferramentas que possam reconectar as pessoas aos ambientes como eram antes da intervenção humana e suas construções.

Neste caso, podemos explicar o design biofílico como uma forma de usar a natureza em ambientes como escritórios, centros culturais, casas, entre outros, para trazer mais conforto e qualidade de vida.

O seu conceito vem da ideia de que 99% do nosso desenvolvimento é uma resposta adaptativa ao mundo natural.

Quando pensamos no passado, onde maior parte da nossa evolução como espécie se deu em ambientes selvagens, como florestas, isso se torna mais evidente.

Todas as nossas principais capacidades como: respirar, enxergar, perceber o espaço e todo desenvolvimento das nossas funções corporais surgiu do contato direto com a natureza.

Como o nosso mundo passa por uma rápida urbanização e temos também o crescimento da tecnologia, essa ligação fundamental muitas vezes é perdida.

Por isso, precisamos achar soluções para criar um habitat saudável no ambiente moderno construído.

E foi compreendendo os benefícios deste contato direto com a natureza de uma forma científica é que surgiu o conceito do Design Biofílico.

Saiba como decorar o seu apartamento na praia, aqui.

Entenda agora quais são os seus principais benefícios:

Principais benefícios do Design Biofílico

Segundo Oliver Heath, designer com foco em sustentabilidade, em uma entrevista para a Frame – “o design biofílico fornece acesso e imita a natureza e, como a própria natureza, reduz o estresse, ajuda na recuperação e, ao fazê-lo, aumenta a produtividade e a criatividade. É um meio de melhorar nossa conexão de cura com o mundo natural. Sabe-se que o design biofílico aumenta o bem-estar no trabalho, em hospitais e em muitos outros tipos de construção.”

E como você pode perceber durante a leitura do artigo, ele está certo.

Além disso, temos diversas pesquisas demonstrando que a incorporação de elementos diretos ou indiretos da natureza no ambiente construído tem o poder de reduzir o estresse, os níveis de pressão arterial e as frequências cardíacas.

Enquanto isso, aumenta a produtividade, a criatividade e as taxas de bem-estar.

O Design Biofílico também pode ser útil em locais de trabalho?

Sim, o Design Biofílico também é muito recomendado em locais de trabalho.

Diversos estudos e testes já demostram também os benefícios da integração da natureza nos espaços de trabalho.

Passamos em média de 8 a 9 horas por dia sentados dentro de um escritório, um hábito que afeta diretamente o corpo humano.

Neste caso, alguns impactos negativos são: taxas reduzidas de metabolismo, aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas, aumento do risco de depressão, dores nas costas e no pescoço.

Em escritórios modernos, os arquitetos já conseguem integrar o Design Biofílico, algo que traz um aumento de produtividade e criatividade e em uma diminuição na ausência de seus funcionários.

Ou seja, podemos dizer que quanto menos o local parecer um escritório, melhores serão os resultados do trabalho realizado em um espaço.

Assim, podemos dizer que o investimento em design biofílico também pode ser uma opção interessante para empresas que desejam apostar na retenção de talentos.

Além disso, o design biofílico também colabora com a melhora da imagem de uma empresa, já que organizações amigas do meio ambiente costumam ser mais bem vistas pelos seus públicos de interesse.

Temos com um bom exemplo, a instalação do ecotelhado que colabora para a pontuação de certificações como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), importantes para inúmeros fins, entre eles, destacar a empresa pela responsabilidade ambiental.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo?

Como você pode perceber durante a leitura do artigo, o design biofílico é uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhorem nossa saúde e bem-estar.

E sim, colocar paredes verdes são exemplos que trazem bastante essa sensação de estar em um lugar calmo, onde é possível refletir em paz e sem pressa.

Contudo, não á a única solução arquitetônica para trazer a natureza para o lado de dentro dos espaços.

Utilizar vasos com flores em casa é algo que sim também dá um toque até especial a qualquer lar.

Porém, o design biofílico vai além, pois envolve um projeto paisagístico que passa pelo verde trazendo também acabamentos e materiais que remetem à natureza como, por exemplo, a madeira.

Esperamos que você realmente tenha gostado!

Está pensando em reformar sua casa?

Que tal testar na sua casa ou escritório algo com esse conceito? 😊

Qualquer coisa, é só entrar em contato!

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários.

Até a próxima!

Receba notícias por e-mail