Imagem Postagem

Apartamento pronto ou na planta: Qual é melhor pra mim?

By Saint Martin | 16 de junho de 2021

Dar adeus ao aluguel e conquistar o sonho da casa nova ou investir em imóvel para patrimônio e alugar para inquilinos é uma decisão importante na vida de qualquer um. Por isso, surgem algumas dúvidas na hora de escolher o que melhor se adapta à cada situação e ao bolso. E, para te ajudar, queremos responder a uma das questões que surgem quando decidimos comprar um imóvel: “É melhor investir em um apartamento pronto ou na planta?”.

Para te auxiliar na decisão, abordaremos as principais diferenças entre as duas opções, além de destacar algumas vantagens e desvantagens. Entretanto, antes de começarmos a falar sobre as diferenças entre os dois tipos de imóveis, queremos te dar uma dica, independente da sua escolha: conheça Ubatuba e saiba porquê é uma boa ideia investir neste local. 

praia-grande-ubatuba-sp
Praia Grande – Ubatuba-SP

Afinal, o município situado no litoral norte paulista é repleto de belas paisagens, praias e ilhas paradisíacas, além de contar com a Mata Atlântica praticamente intocada. Isto, sem falar das atrações incríveis para aproveitar a noite em Ubatuba, e claro, das aventuras ao percorrer as trilhas locais. 

Investir em Ubatuba é contar com a certeza de morar em contato com a natureza, desfrutar de belas paisagens e, em consequência, ter uma ótima qualidade de vida. Mas, caso não queira morar no município, é possível alugar o imóvel, principalmente para turistas, uma vez que o local tem alto potencial turístico e, desta forma, você conta com uma renda extra. 

Ah, além disso, dá para aproveitar feriados, férias e até mesmo, os fins de semana para visitar o litoral norte paulista, o que fica bem fácil e mais barato se já tem um imóvel à sua disposição para hospedagem. Agora que já explicamos o porquê vale a pena investir em Ubatuba, é hora de responder a principal questão deste post, apartamento pronto ou na planta: qual é melhor para mim?

Apartamento na planta ou pronto para morar: Qual a diferença? 

Para entender o que é melhor para você, apartamento pronto ou na planta, é preciso compreender as diferenças entre as duas opções. 

O apartamento na planta, como o nome sugere, é aquele que ainda não foi construído, ou seja, sua negociação é feita antes do início das obras e envolve 2 partes, interessado e a incorporadora ou construtora. 

O apartamento pronto, por sua vez, já foi construído e em alguns casos, até mesmo passou pelas mãos de outros proprietários, logo, neste caso, o processo de compra e venda envolve três partes, antigo dono, pessoa interessada em adquirir o bem e imobiliária. 

Apartamento na planta: quais vantagens desta escolha?

apartamento-pronto-ou-na-planta

Pagamento:

As condições de pagamento de um apartamento na planta podem ser bem vantajosas, por isso, muitos optam por esta opção. Neste caso, é preciso arcar com a entrada somada às parcelas mensais. Além disso, o valor do sinal é menor quando comparado ao imóvel pronto.

A flexibilidade do pagamento é outro ponto positivo do imóvel na planta. Se pretende investir em um apartamento que ainda não foi construído, saiba que não é preciso ter todo o valor em mãos, mas se tiver uma alguma quantia guardada, invista no bem. Afinal, quanto mais conseguir antecipar as parcelas, maior será o desconto que conseguirá na entrada.

Ainda sobre pagamento, vale ressaltar que comprar um apartamento na planta facilita o planejamento de pagamento das prestações, já que terá um prazo maior.

Documentação

Outra vantagem de adquirir um apartamento na planta é que há menos burocracia, já que apenas duas partes, incorporadora e cliente, estarão envolvidas no processo. Mas, cabe destacar que, neste caso, não existe um contrato definitivo, apenas uma promessa de compra e venda.

Liberdade

Caso queira comprar um imóvel na planta, o cliente tem mais liberdade para decorar o imóvel da forma que planejou e fazer mudanças como, por exemplo, quebrar uma parede para ampliar um cômodo, desde que o projeto do imóvel permita que isto ocorra. Além disso, existem situações em que o design do interior fica por sua conta, é possível escolher a pintura das paredes ou papel de parede, personalizar os móveis planejados, as decorações,  dentre outros.

Pronto, já listamos os principais benefícios de adquirir um apartamento na planta, entretanto,  é importante ressaltar os cuidados que deve tomar, caso opte por comprar um imóvel que ainda não está pronto.

Apartamento na planta: cuidados que devo tomar

Até aqui já listamos as diferenças entre apartamento pronto ou na planta e as vantagens da segunda opção. No entanto, agora, vamos falar quais cuidados devemos tomar ao adquirir um imóvel que não foi construído. Confira quais pontos deve ficar atento no checklist a seguir.

  • Pesquise a idoneidade da empresa, já que o maior risco de adquirir um apartamento na planta  é o imóvel não ser entregue. Portanto, pesquise se há notícias recentes sobre problemas com a construtora. Outra opção é olhar as mídias sociais da empresa ou avaliações no Google, para verificar se existem reclamações sobre o negócio.
  • Solicite o Memorial Descritivo do empreendimento, nele constam informações como escritura do terreno, tamanho, qualidade de elevadores, material utilizado na construção, dentre outras informações). Desta forma, você saberá exatamente o que está contratando e evitará decepções ao final da obra.
  • Existe um atraso contratual de 180 dias, ou seja, 6 meses que é legal. Logo, somente após este prazo, poderá pedir restituição ou processar a empresa por danos morais, em caso de atrasos na entrega do imóvel. 

Apartamento pronto: quais vantagens desta escolha?

apartamento-pronto-ou-na-planta

Disponibilidade

O apartamento pronto é ideal para quem está com pressa de se mudar e sair do aluguel. Afinal, sabemos que alugar um imóvel não é um investimento, já que, não teremos o valor investido de volta. Portanto, se pretende mudar o quanto antes, saiba que um imóvel pronto é a escolha certa para você.

Visitas ao empreendimento

Uma grande vantagem do imóvel pronto é, justamente essa, ele está pronto. Sendo assim, é possível visitar o local para avaliar suas condições de uso e sua estrutura, sua decoração, a mobília disponível (se for o caso). 

Além disso, já conseguimos ter uma noção de possíveis mudanças e reformas no imóvel e começar a planejá-las. Outros critérios que podemos analisar durante a visita é a vizinhança e, claro, a segurança do empreendimento.

Pagamento

No caso de um apartamento pronto, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode ser usado para dar um sinal no imóvel e as demais prestações podem ser financiadas junto a uma instituição bancária. Mas, vale ressaltar que, os bancos pedem em torno de 20% a 30% do valor do imóvel para liberar a aprovação deste crédito imobiliário. Caso queira entender melhor como funciona um financiamento, clique aqui

Agora que já vimos os benefícios de comprar um apartamento pronto, é hora de destacar quais cuidados devemos tomar ao fazer esta opção. E, é sobre isto que falaremos no item a seguir. Continue com a gente!

Apartamento pronto: cuidados que devo tomar

O primeiro ponto que devemos analisar ao adquirir um imóvel pronto é analisar suas características e estrutura. Para isto, é preciso verificar questões como manutenções que serão necessárias ou possíveis reformas, que poderão ser analisadas quando visitar o apartamento. Mas, vale lembrar que qualquer modificação desembolsará alguns custos a mais.

O segundo ponto a ser observado quando se trata de um imóvel pronto é que maiores burocracias estão envolvidas em seu processo de compra, principalmente porque o apartamento teve outro proprietário. No entanto, a quantidade de documentos a mais solicitados se torna um aliado do comprador na garantia do negócio.

Ah, no caso de um apartamento pronto, confira toda a sua documentação e verifique se não há dívidas em nome do imóvel. Além disso, vale dar uma pesquisada na idoneidade da imobiliária ou se o contrato for feito com o antigo proprietário, não custa nada checar seus documentos e antecedentes.

Pronto! Chegamos ao fim deste post e espero que você tenha se decidido qual melhor opção para seu bolso, se é um apartamento pronto ou na planta.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Se gostou e pretende investir em Ubatuba para adquirir um apartamento pronto ou na planta, saiba que, nós da Incorporadora Saint Martin, podemos te oferecer as melhores soluções.

A Incorporadora Saint Martin se sente honrada em contribuir para o desenvolvimento do país e por poder impactar diretamente na qualidade de vida da população. Seja através dos seus projetos e empreendimentos, ou através de ações sociais que desenvolve e apoia.

A incorporadora vem desenvolvendo um trabalho de urbanização para oferecer produtos sustentáveis e de qualidade.

Gostaria de saber mais? Fale conosco!

Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo, e deixar sua opinião nos comentários. Será um prazer te ouvir! 😊

Receba notícias por e-mail