Comprar Imóvel no Brasil morando no exterior: o Guia
By Saint Martin | 16 de fevereiro de 2021
Investir no setor imobiliário brasileiro é contar com a certeza de fazer um bom negócio. Este tipo de investimento é considerado estável, já que com o decorrer do tempo, a tendência é sua valorização. E por isso, não é de se estranhar que até mesmo, quem não é brasileiro, ou quem mora fora daqui, queira comprar imóvel no Brasil morando no exterior.
Existem, inclusive, diversos fatores que contribuem para que os investidores apliquem seu capital em imóveis. Durabilidade, expectativa de valorização, o fato do imóvel não perder seu valor com o tempo e ser uma aplicação que apresenta poucos riscos são motivos que contribuem com o investimento imobiliário.
Analisando apenas os fatores que citamos acima, dá para entender porque tanto quem mora no Brasil quanto quem mora em outros países vêm investindo nos imóveis brasileiros.
Saiba porque investir em Ubatuba pode ser um ótimo negócio!
Somando estes fatores ao fato do real, a moeda brasileira, ser mais barata quando comparada a outras moedas, e a queda da Selic, taxa básica de juros, observamos aí, um excelente cenário para quem quer aplicar suas finanças nos imóveis. Mas, afinal, é possível comprar imóvel no Brasil morando no exterior?
Comprar imóvel no Brasil morando no exterior é possível?
A resposta é sim. É possível comprar imóvel no Brasil morando no exterior, e para ser bem sincero, é bem mais fácil do que se imagina.
Para começar, podemos ressaltar que o processo é praticamente o mesmo quando consideramos um habitante do Brasil ou um morador de outro país, seja ele brasileiro ou um estrangeiro interessado em comprar um apartamento, casa ou outro tipo de imóvel no país.
Certo, agora que você já sabe que é possível comprar imóvel no Brasil morando no exterior, deve estar se perguntando, quais procedimentos deve seguir para dar ínicio ao investimento. E, é justamente sobre isto que falaremos no próximo tópico. Continue nos acompanhando.
Saiba porque agora é a melhor hora para investir em imóveis.
Quais procedimentos devo seguir para comprar meu imóvel morando fora do país?
Como já falamos acima, não é necessário ser brasileiro ou ter nascido no país para investir em um imóvel aqui. No entanto, para dar andamento ao seu processo de aquisição, alguns passos precisam ser seguidos. Para começar, é necessário fazer a inscrição no CPF, Cadastro de Pessoas Físicas.
E, outra informação importante, é que se o interessado for casado, é necessário que o cônjuge também faça sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Brasil.
Para dar início ao procedimento, caso seja estrangeiro, o passo a passo é bem simples. O recomendado é realizar uma solicitação na embaixada ou consulado do Brasil no país onde se encontra. Para isso, providencie a cópia autenticada do documento de identidade do país de residência.
Além disso, também é necessário apresentar passaporte, comprovante de residência nacional e certidão de nascimento ou casamento. Outros documentos importantes para a aquisição do imóvel são o visto permanente no país e uma conta bancária.
Com a documentação em mãos, o estrangeiro que queira investir em um imóvel no Brasil passa por avaliação de risco de crédito para o financiamento imobiliário.
Mas, se for um brasileiro, que mora fora do país, além do CPF, outros documentos precisam ser apresentados no ato da compra do imóvel. Falaremos sobre eles a seguir.
Afinal, quais são os documentos necessários para comprar imóvel no Brasil morando no exterior?
De maneira resumida, vamos listar todos os documentos necessários para comprar imóvel no país morando fora daqui:
- CPF;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Comprovante de renda e de endereço do país de residência;
- Declaração Anual de Imposto de Renda;
- Ter uma conta ativa no Brasil e que, a mesma, tenha transações financeiras mensais.
Ah, uma outra questão importante sobre a documentação, é que os documentos envolvidos na transação precisam de tradução juramentada, que assim como o nome indica é a tradução do documento para nossa língua oficial, o português.
Após providenciar todos os documentos e solicitar sua tradução juramentada, o próximo passo é o envio dos documentos, para em seguida, oficializar e assinar o contrato da compra do imóvel. Sobre esses dois passos, falaremos no tópico a seguir.
Como faço para enviar os documentos e assinar o contrato da aquisição do imóvel morando no exterior?
Provavelmente, o envio dos documentos para o Brasil seja o processo mais fácil. Isso porque eles podem ser enviados por e-mail. Contudo, apenas aqueles que necessitam da tradução juramentada devem ser enviados pelos Correios.
Certo, agora que todos os documentos foram devidamente enviados, é hora de assinar o contrato. E, é neste momento que você deve estar se questionando: Terei que ir ao Brasil oficializar a negociação?
A resposta é: depende. Você pode sim vir ao país, visitar o imóvel e acompanhar de perto a transação final. Mas caso não possa fazer isso, é possível solicitar uma procuração junto ao consulado brasileiro no seu país de residência.
Depois de solicitar a procuração, faça o registro do documento e encaminhe para a instituição financeira ou construtora que está responsável pela aquisição. Neste ato, não esqueça de informar quem irá assinar os documentos e resolver todas as questões legais referentes à compra do imóvel.
Como dito anteriormente, é necessário ter uma pessoa de confiança, aqui, no país para validar todo o processo. Caso não tenha, o interessado em comprar o imóvel deve vir ao país assinar toda a documentação e resolver todas questões relativas ao novo investimento com cartório e imobiliária ou construtora, que está cuidando do processo de aquisição.
Outra opção é optar pela Assinatura de Contrato Digital, adotada por algumas incorporadoras, como a Saint Martin, que possui a mesma validade jurídica de um contrato assinado em cartório, e representa uma facilidade e comodidade maior para o interessado em adquirir o imóvel morando fora do país.
Conforme percebemos no decorrer deste post, comprar imóvel no Brasil morando no exterior não é apenas possível, como também é uma excelente oportunidade de negócio. Mas, se resolveu investir no país e ainda não tem ideia de qual seria o local ideal para o investimento, também vamos te ajudar a resolver esta questão.
Ubatuba: uma excelente opção de investimento para quem mora no exterior
Uma opção excelente de investimento seria no município de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, local que apresenta paisagens magníficas, belas praias, restaurantes com um alto poder gastronômico e excelentes opções para curtir a noite. Um verdadeiro paraíso do estado paulista!
Ubatuba (SP) surpreende bastante com sua ocupação de cerca de 708 km², isso graças ao fato de possuir mais de 100 praias, dentre elas, Praia da Fortaleza, Praia do Deserto, Praia do Sul, Praia Brava da Almada, e também graças às suas ilhas que são a felicidade de qualquer turista ou morador local.
Isso, sem falar que o município é um grande destaque no quesito sustentabilidade, prova disso, é que parte relativamente grande de seu território fica no Parque Estadual da Serra do Mar. Além disso, o local conta com um importante projeto voltado para preservação de espécies, o Projeto Tamar, o qual é, inclusive, um dos lugares que você não deve deixar de conhecer ao visitar Ubatuba.
Como vimos, Ubatuba surpreende nos quesitos turismo, sustentabilidade, gastronomia e até mesmo, na preservação de sua história. Sendo assim, é uma excelente opção de investimento para quem mora no exterior, mas quer investir no Brasil.
E aí? O que achou do artigo? Ficou interessado em comprar imóvel no Brasil morando no exterior?
Se gostou e resolveu investir em Ubatuba, e comprar seu imóvel na região para disponibilizá-lo para aluguel dos turistas, ou para aproveitar algumas temporadas de férias com a família e amigos neste verdadeiro paraíso, saiba que, nós da Incorporadora Saint Martin, podemos te oferecer as melhores soluções.
A Incorporadora Saint Martin se sente honrada em contribuir para o desenvolvimento do país e por poder impactar diretamente na qualidade de vida da população. Seja através dos seus projetos e empreendimentos, ou através de ações sociais que desenvolve e apoia.
A Incorporadora vem desenvolvendo um trabalho de urbanização para oferecer produtos sustentáveis e de qualidade.