Imagem Postagem

Ilhas Paradisíacas de Ubatuba: O Guia

By Saint Martin | 15 de dezembro de 2020

Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, é rodeada de belas paisagens naturais. Graças à sua diversidade de praias, 102 no total, a grande quantidade de ilhas que possui e a parcela praticamente intocada de Mata Atlântica, a cidade atrai turistas de diversas regiões brasileiras e também de outros países, praticamente durante o todo ano.

Saco da Mãe Maria e Praia Vermelha do Norte

O município fica a aproximadamente 240 km da capital paulista e pode ser facilmente acessado por carro ou ônibus. Se busca por aventuras e contato próximo com a natureza, conheça as ilhas paradisíacas de Ubatuba, um verdadeiro paraíso encontrado no Brasil.

7 ilhas paradisíacas de Ubatuba que deve conhecer 

ilhas paradisíacas de Ubatuba
Parque Estadual da Ilha Anchieta

O passeio pelas ilhas paradisíacas pode ser feito em família, com amigos ou com algum parceiro. Dentre os locais que você não deve deixar de conhecer quando visitar Ubatuba, temos a Ilha das Couve, Ilha Anchieta, Ilha da Maranduba, Ilhas do Prumirim e Ilha dos Porcos. Junte-se com a gente num passeio virtual por estas belas ilhas.

Ilha das Couves

A Ilha das Couves é uma das ilhas paradisíacas de Ubatuba mais famosa! Aqui, você pode conhecer duas belíssimas praias, a Praia da Terra, mais frequentada e também a Praia de Fora, que é mais vazia.

Uma curiosidade sobre esta ilha, é que seu nome vem do sobrenome de seus antigos donos, os “Couves”, por isso, até hoje, ela é assim chamada. 

Com mais de 60 hectares, a ilha é uma excelente opção para quem quer conhecer mais sobre a vida marinha, já que possui um mar tranquilo e translúcido, onde é possível praticar snorkel ou mergulho profissional.

O snorkel ou esnórquel (em português), nada mais é, do que o mergulho em águas rasas, para relaxamento, lazer e recreação, bom para quem é iniciante na atividade. Aqui, o mergulhador utiliza poucos equipamentos, sendo eles, máscara, nadadeira e tubo de respiração.

Mas, se prefere um mergulho mais profissional, em águas profundas, existem lugares que chegam a 15 metros de profundidade. Alguns pontos para praticar a atividade são o Recreio das Borboletas, Parcelzinho e Costão de Fora

No local, também é possível fazer caminhadas em trilhas, sendo uma delas entre as praias, e a outra até o topo da Ilha. Uma dica é contratar algum guia que conhece bem as trilhas para dar todo suporte durante o trajeto.

Caso visite a Ilha das Couves durante a alta temporada, não deixe de desfrutar da gastronomia do único quiosque que tem no local. Mas, se visitar a ilha  na baixa temporada, é bom confirmar se o local estará aberto.

Atualmente, quem toma conta da Ilha das Couves é a Fundação Florestal e para garantir a conservação e preservação da fauna e flora local, existe um limite de visitantes por dia na região, de 531 pessoas, divididos em três turnos. Sendo eles, das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h.

Ilha do Prumirim

Mais uma ilha paradisíaca incrível que você não pode deixar de conhecer se for a Ubatuba! A Ilha do Prumirim é uma das mais disputadas para mergulho, já que conta com uma praia rasa e translúcida. Ali, é possível ter contato com sua vida marinha intensa e visualizar bem de pertinho, espécies de peixes e tartarugas.

A Ilha do Prumirim, com uma área de aproximadamente 30 hectares, integra o Arquipélago das Couves e fica situada entre a Ponta da Cruz e a Ponta da Jamanta. 

Para ter acesso a esse belo paraíso, inclusive, cenário de propagandas e filmes, é possível sair de barco da Praia do Félix e claro, aproveitar para conhecê-la. Além disso, a Praia de Prumirim também dá acesso, de barco para a Ilha. Outra opção é ir de escuna a partir do Itaguá e do Saco da Ribeira, mas  este passeio fica mais caro que os outros, por percorrer um trajeto mais longo.

Outro diferencial da Ilha do Prumirim é que é possível praticar Stand Up Paddle, aquela atividade em que o praticante fica em pé em uma prancha e usa o remo para se mover.

Ilha Anchieta

Não dá para falar das ilhas paradisíacas de Ubatuba sem falar da Ilha Anchieta, a segunda maior de São Paulo. Isso sem falar das 7 praias lindíssimas que encontramos aqui e também da Mata Atlântica altamente preservada devido ao trabalho do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Um ponto interessante sobre a Ilha Anchieta é o seu passado, inclusive, ao visitar o local, não deixe de conhecer as Ruínas do Antigo Presídio que existia ali e foi palco de rebelião.

Percorrer trilhas para conhecer a fauna e flora local também é um bom passeio para fazer no local. Durante o trajeto, é possível se deparar com capivaras, macacos-pregos, saguis e diversas espécies de aves, no Parque Estadual que fica na ilha. 

Dentro da ilha, é possível percorrer a Trilha do Saco Grande,Trilha da Praia do Sul, Trilha do Engenho, Trilha da Represa e Trilha Subaquática. Aqui, você também pode conhecer as belezas naturais da Praia  do Presídio, Praia do Sapateiro, Praia das Palmas, Praia do Sul, Praia do Leste, Prainha de Fora e Praia do Engenho.

Além das trilhas, o grande diferencial desta ilha é possuir um dos melhores pontos do mergulho do Brasil. E, como já vimos, o mergulho é uma das atividades que atrai bastantes turistas para as ilhas paradisíacas de Ubatuba.

Mas, antes de arrumar as malas, e se aventurar nesta ilha, se programe bem. Vale lembrar que não há quiosques no local, portanto, leve o que for comer e beber, e claro, não se esqueça de recolher o lixo. Além disso, não é possível passar a noite ali, portanto, é preciso planejar bem todo o trajeto de ida e volta.

Itens fundamentais e indispensáveis para conhecer a Ilha Anchieta são protetor solar, boné ou chapéu para se proteger do sol, água para se hidratar, mochila com condimentos, repelentes para se livrar da ação de insetos, roupa adequada para o passeio e uma boa câmera fotográfica para captar as belezas locais.

Ilha de Maranduba

A Ilha com pouco mais de 6 hectares, fica localizada no extremo sul do município paulista, próximo ao continente e a divisa Caraguatatuba. Assim como nas outras ilhas paradisíacas de Ubatuba, é conhecida pelo mar com águas cristalinas e praias com areias claras.

É também conhecida por abrigar diversas cachoeiras e por ser um Polo de Ecoturismo, onde é possível praticar mergulho livre, além de fazer passeio de jet ski e banana boat. Inclusive, se for visitar o local, não deixe de agendar para ir de banana boat da Praia de Maranduba até a ilha.

Ilha do Pontal 

A Ilha do Pontal é uma ilha pequena e fica em frente a uma das praias mais conhecidas de Ubatuba, a Praia do Sapê. 

A ilhazinha localizado no sul do município fica a poucos metros da região praiana, por isso, é muito comum, observar praticantes de stand up paddle (SUP) remarem de prancha até o local. Há, inclusive, campeonatos  de SUP próximos a região, e dentro do circuito, a própria Ilha do Pontal está incluso no percurso.

Além da prática de stand up paddle, é possível se dedicar a atividades de mergulho e pesca nesta ilha paradisíaca de Ubatuba

Ilha dos Porcos

Se busca por uma ilha mais reservada, coloque em seu itinerário, uma visita a Ilha dos Porcos, ou Ilha da Almada, como também é chamada. Apesar de se tratar de uma região particular, o acesso a praia é livre. Aqui, você tem acesso a praia com águas cristalinas, onde é possível praticar mergulho livre.

No entanto, por ser uma ilha pouco frequentada, só é possível chegar até ela se alugar um barco, já que não existem passeios que seguem até a Ilha dos Porcos. Além disso, não há opções de quiosques ou infraestrutura para quem vai visitar o local. Contudo, se deseja fugir da agitação, e prefere um lugar mais privativo, não deixe de conhecer esse paraíso.

Ilha da Selinha

Com toda certeza, esta é uma das ilhas paradisíacas de Ubatuba mais curiosas, pelo simples fato de ser dividida ao meio. E, justamente por isso, ela ainda pode ser conhecida como Ilha Gêmeas ou Ilha Rachada. Somente barcos conseguem desembarcar aqui, e ainda assim, em dias de mar calmo. O local também é indicado para prática de mergulho.

Ilhas que precisa visitar quando for a Ubatuba

ilhas paradisíacas de Ubatuba
Ilha Comprida e ao fundo Ilha das Couves

Além das 7 ilhas paradisíacas de Ubatuba que citamos no decorrer deste post, existem outras maravilhas que você não pode perder a oportunidade de conhecer quando for a Ubatuba. Falaremos sobre elas a seguir. Continue se aventurando pelas histórias mágicas deste município com a gente. 

Ilha Comprida

  • Ilha relativamente grande em extensão, porém pequena em largura;
  • Indicada para fazer trilhas e caminhadas;
  • Fica a cerca de 45km do centro de Ubatuba.

Ilhote do Sul

  • Ilhote pertencente ao Parque de Proteção Federal Estadual da Ilha da Anchieta;
  • Possui ecossistema variado;
  • Seu grande diferencial é a possibilidade de mergulho noturno.

Ilha das Palmas

  • Ilha pouco frequentada, ideal para quem busca por um pouco de sossego;
  • Situada a 6 km de distância do continente;
  • Banhada pelo Oceano Atlântico.

Ilha Rapada

  • Ilha integrante do Arquipélago das Couves
  • De fácil acesso, por meio da Praia de Itaguá. De lá, saem lanchas que dão acesso à ilha;
  • Região com vida marinha intensa, ideal para prática de mergulho.

Todas as ilhas paradisíacas de Ubatuba contam com uma paisagem incrível e características que as tornam únicas.  Se pretende visitar qualquer uma delas, fique atento às dicas que sugerimos no decorrer deste post.

Além disso, também faça um planejamento de todo o trajeto ida e volta, já que a maioria das ilhas não permite acampamentos ou pernoite. Mas, isso não precisa ser um impedimento para que comece a planejar o quanto antes sua próxima aventura. Espero que nos vejamos em breve no litoral paulista.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Se gostou e pretende investir em Ubatuba, e comprar seu imóvel na região para disponibilizá-lo para aluguel dos turistas que se aventuram por aqui, saiba que nós da Incorporadora Saint Martin, podemos te oferecer as melhores soluções.

A Incorporadora Saint Martin se sente honrada em contribuir para o desenvolvimento do país e por poder impactar diretamente na qualidade de vida da população. Seja através dos seus projetos e empreendimentos, ou através de ações sociais que desenvolve e apoia.

A incorporada vem desenvolvendo um trabalho de urbanização para oferecer produtos sustentáveis e de qualidade.

Gostaria de saber mais? Fale conosco!

Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo, e deixar sua opinião nos comentário. Será um prazer te ouvir! 😊

Receba notícias por e-mail