Imagem Postagem

Do projeto à entrega das chaves: Entenda as principais fases da obra

By Saint Martin | 1 de julho de 2021

Quando se trata da compra de um novo imóvel, especialmente, se for um imóvel na planta, bate uma certa ansiedade de ver tudo pronto, não é mesmo? De pegar as chaves e se mudar para o novo apartamento, de escolher mobiliário e cada item da decoração. Mas, ainda existem diversas etapas que devem ser cumpridas, antes da mudança para o novo lar, como a construção do prédio. E, é justamente sobre este item que falaremos a seguir, as principais fases da obra, desde a elaboração dos projetos até sua entrega.

Ficou curioso para saber as etapas que seu imóvel passa antes de ficar pronto? Então, continue nos acompanhando para saber quais as principais fases da obra e as características de cada uma delas. Contudo, antes de tudo, gostaríamos de adiantar que, o imóvel em questão, já passou por um estágio inicial, onde foi feita a escolha do terreno, levando em consideração questões como infraestrutura, preço, segurança, localização e acesso rápido às principais vias, além da situação fiscal. 

Projeto: ponto de partida para demais fases da obra

Antes de dar início às obras de um novo imóvel, é preciso elaborar o projeto arquitetônico, fundamental para que a construção seja aprovada junto aos órgãos competentes e, também, para que o cliente consiga visualizar como o empreendimento ficará ao ser entregue. 

O projeto de arquitetura é, portanto, o pontapé inicial para as demais fases da construção. Nele, constam estudos e detalhamentos, desenhos e representações gráficas que são essenciais para guiar a obra, assim como a planta baixa do imóvel, coberturas, cortes, fachadas e especificações de portas e janelas. 

fases-da-obra-projeto-arquitetônico

Após a elaboração do projeto de arquitetura e as devidas aprovações, o próximo passo é providenciar os projetos complementares, referentes às instalações sanitárias, elétricas, hidráulicas, execução, telefonia e internet.

Além dos projetos, existem outras fases da obra, que são indispensáveis para sua construção, estamos falando do orçamento e planejamento. Continue acompanhando este conteúdo para saber mais sobre os dois itens.

Orçamento e planejamento

Um orçamento bem elaborado garante o sucesso de qualquer empreendimento, porque é a partir dele, de seus estudos e do planejamento de gastos, que conseguiremos visualizar se o investimento dará lucros. No entanto, para elaborá-lo, precisamos recorrer ao projeto executivo, onde constam cada detalhe da obra. 

Além disso, gastos com a mão de obra, compra de terreno e projetos também são considerados neste cálculo. Atrelado ao orçamento, temos o planejamento que consiste em um roteiro que servirá de guia para as demais fases da obra. 

No planejamento, encontramos os prazos para realização de cada fase da construção e seus respectivos gastos. Ou seja, por meio dele, temos a estimativa do calendário do empreendimento, inclusive da entrega de chaves.

A obra antes da obra

Antes de iniciar a construção de fato, existem alguns serviços preliminares que devem ser realizados. São eles, limpeza e fechamento do terreno, preparo do canteiro de obra, montagem de estrutura para armazenar os materiais de construção de forma correta a fim de evitar perdas por ação de intempéries naturais, furtos ou mal acondicionamento, além da realização de terraplanagem e de definição de eixos da obra.

fases-da-obra-limpeza-canteiro

Fases da obras estruturais

Após a conclusão das demais fases da obra, a construção do prédio começa de fato, com a fundação, que nada mais é, do que a estrutura responsável por distribuir a carga para o solo. Além disso, as fundações são responsáveis por evitar as rachaduras e trincas no imóvel.

Para definir qual será a fundação utilizada, é feito um estudo onde se considera, o tipo de solo, de edificação, a carga do edifício, profundidade de lençol freático, dentre outros itens.

Concluído a fundação, passamos para a estrutura do prédio, onde ocorre a instalação dos elementos que sustentarão o prédio, tais como, pilares, vigas e lajes. Vale destacar que esta estrutura pode ser feita de aço, concreto armado ou alvenaria.

Paredes e Vedações

Assim que a estrutura do empreendimento é concluída, a construção segue para mais duas fases da obra, onde as paredes são erguidas e os elementos de vedação do ambiente são colocados.

Nesta etapa da obra, também conhecida como alvenaria, já é possível visualizar o esboço de cada cômodo do imóvel. Ah, os chapiscos e rebocos das paredes também são providenciados nesta fase e servem para preparar as superfícies para o revestimento.

fases-da-obra-paredes-vedacoes

Assim que estas fases da obra são finalizadas, é hora de partir para a etapa de cobertura, tópico que abordaremos a seguir. Continue com a gente para saber mais sobre esta importante etapa da construção.

Cobertura do imóvel

Até agora, já passamos por 5 principais fases da obra, mas ainda existem outras etapas a serem realizadas até a entrega das chaves. Dentre elas, temos a cobertura, que se refere à instalação do telhado e tem como principal objetivo conferir proteção térmica e acústica.

Durante a fase de cobertura, temos a montagem do telhado, que pode ser de cerâmica, metálico, fibrocimento, dentre outros; a instalação de rufos, calhas e demais itens que auxiliarão a captar e escoar a água das chuvas.

Cobertura finalizada? É hora de dar início às próximas fases da obra, as instalações elétricas, hidráulicas e complementares.

Instalações elétrica, hidráulica e de serviços complementares

Existem 3 instalações que são essenciais para a obra, são elas, elétricas, hidráulicas e complementares. 

fases-da-obra-instalações-eletricas

Na fase de instalações elétricas, a mão de obra fica por conta do eletricista que instala tomadas e interruptores, liga os disjuntores e realiza outros serviços relacionados à parte elétrica do imóvel. Já na fase de instalações hidráulicas, as redes de água quente e fria e de esgoto são providenciadas.

Por fim, temos as instalações complementares, que são relacionadas à telefonia, gás, ar condicionado, internet, televisão a cabo, dentre outros.

Fases finais da obra: acabamento e áreas externas

Após concluir as fases da obra relacionadas a estrutura e instalações, é hora de realizar os acabamentos da construção. Nesta etapa, são realizados os revestimentos, instalação de pisos e azulejos, colocação de portas e janelas e claro, a pintura do imóvel.

Apesar de estar bastante relacionada à estética do local, vale destacar que o acabamento é fundamental para proteger o imóvel de ações naturais.

fases-da-obra-acabamento

Depois de passar por todas as outras fases da obra, chegamos a sua etapa final, a área externa do imóvel. Aqui, são realizados os serviços referentes a parte de lazer e paisagismo da casa, como por exemplo, instalação de piscinas, saunas, plantio de gramas, construção de quadras de esportes, dentre outros.

A organização da área externa é vista como a fase final no que se refere à obra em si, no entanto, ainda é preciso limpar todo o imóvel para eliminar quaisquer resquícios, lixo ou poeira restantes da construção.

Fases da obra posteriores a construção

Com a obra finalizada, é hora de entregar as chaves aos proprietários. No entanto, antes de se mudar para o novo lar, algumas documentações devem ser providenciadas assim como o registro do imóvel e, claro, uma vistoria com os futuros donos para visualizarem o imóvel e validarem que tudo foi feito conforme combinado entre as partes.

Além da visita dos proprietários, é importante checar se o imóvel conta com o Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO), que comprova que o empreendimento foi construído segundo as legislações legais e, portanto, pode ser ocupado.

Feito isto, finalmente o proprietário recebe as chaves de seu novo imóvel. Ah, vale destacar que o novo morador é convocado durante a entrega de chaves para assembleia, onde são escolhidos o síndico e membros do Conselho Fiscal.

Pronto! Chegamos ao fim deste post e espero que você tenha compreendido por todas as fases que um empreendimento passa antes de ficar pronto.

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Se gostou e pretende investir em um novo imóvel, nós da Incorporadora Saint Martin, temos uma excelente solução para você, o Saint Barth. 

O Saint Barth é um empreendimento localizado em uma das paisagens mais lindas do litoral paulista, em Ubatuba, onde é possível aproveitar belíssimas praias, conhecer incríveis ilhas paradisíacas, ter acesso a mata atlântica praticamente intocada, se divertir em contato com à natureza, além de viver com muita qualidade de vida.

O Saint Barth é a escolha perfeita para seu próximo imóvel. Inspirado na beleza do litoral de Ubatuba e do Caribe, o empreendimento com apartamentos de 1 ou 2 quartos, opções de coberturas com 3 quartos, acabamento refinado, área de lazer completa com piscinas aquecidas, além de ser bem localizado, ficando a apenas 5 minutos da Praia Grande e ao lado de uma reserva ambiental. Isto, sem falar que, em breve, estará finalizado, já que está 80% construído. 

Gostaria de saber mais? Fale conosco!

Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo, e deixar sua opinião nos comentários. Será um prazer te ouvir! 😊

Receba notícias por e-mail