Imagem Postagem

Agora pode ser um bom momento para comprar um imóvel.

By Saint Martin | 16 de julho de 2020

O momento atual é perfeito para comprar um imóvel. Pode não parecer, afinal estamos no meio de uma crise de saúde, mas alguns fatores, como a queda da taxa Selic, influenciam fortemente a taxa de juros do financiamento imobiliário, empurrando-as para baixo.

Outro fator é o aumento do interesse por imóveis como ativos de investimento seguro, uma vez que investimentos como o tesouro direto tornaram-se menos rentáveis.

Assim, esse é o momento perfeito para comprar um imóvel, seja o primeiro imóvel, uma segunda moradia, um imóvel no litoral, ou uma forma de investimento. Mas como saber qual imóvel comprar?

Comprar o imóvel certo não é tarefa simples, afinal, costuma ser a compra mais importante da vida de uma pessoa. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa dos imóveis à venda para encontrar aqueles com as características mais importantes para você.

Localização

Localização-Incorporadora-Saint-Martin-Ubatuba

Um dos pontos mais importantes, talvez o mais importante, é a localização do imóvel. Diversos fatores relacionados a esse ponto podem indicar se o imóvel está no local certo para você: proximidade do trabalho, de familiares, de escolas, de hospitais, de estações de metrô e de centros comerciais.

Além desses pontos, a localização do imóvel é um dos fatores mais importantes quando se pensa nele como um investimento, pois é esse o principal aspecto que vai definir se o seu imóvel vai se valorizar ou não. 

Locais em desenvolvimento, onde existem planos de construção de futuras estações de metrô, shoppings ou hospitais, são ótimos indicativos de valorização da região.

Saiba porque investir em Ubatuba.

Planejamento

Incorporadora-Saint-Martin-Ubatuba-Praia-Grande

Não basta escolher o imóvel que representa tudo o que você quer. É preciso que  ele caiba no seu orçamento. 

A grande maioria dos imóveis no Brasil é financiada, e esse financiamento costuma ser feito durante muito tempo, em alguns casos chegando a até 420 meses, por isso não é um compromisso que deve ser contraído levianamente.

Para deixar as parcelas do financiamento menos pesadas, a dica é levantar fundos, seja vendendo o carro ou outro bem de alto valor, para conseguir dar uma boa entrada no apartamento. Essa estratégia pode garantir bons descontos na hora da negociação.

Outra prática interessante é comprar um imóvel na planta, assim, durante o período de construção, você paga as parcelas diretamente para a construtora, e elas sofrem apenas uma correção pelo Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), que é inferior aos juros cobrados pelos bancos, mesmo no momento atual, em que eles estão baixos por causa da queda da taxa Selic.

Veja mais conteúdos sobre mercado imobiliário aqui.

A jornada da compra de um imóvel é cheia de obstáculos, e a atual crise de saúde pela qual passamos pode parecer mais um. Porém, indicativos mostram o contrário: o momento atual pode ser ideal para a compra do seu imóvel.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de apartamentos novos do Brasil.

Fale conosco.

Receba notícias por e-mail