Imagem Postagem

Preço de um apartamento na praia: Fatores que influenciam

By Saint Martin | 9 de setembro de 2021

Ubatuba é um paraíso à parte, situado no litoral norte paulista. E é também uma ótima opção para quem está em busca de melhor qualidade de vida, morando no litoral. Mas, antes de fazer uma escolha tão importante como essa, de adquirir um imóvel, é crucial verificar quais itens influenciam diretamente no preço de um apartamento de praia. E é justamente sobre esse assunto que falaremos neste post.

O simples fato de o imóvel ser localizado próximo a belas praias e paisagens paradisíacas já  é um fator importante que influencia no preço de um apartamento na praia. Mas, além da localização, outros itens são levados em consideração quando se trata da precificação de imóveis do litoral, sendo eles, segurança, lazer, tamanho e quantidade de cômodo do imóvel, além do andar, idade do imóvel e estado de conservação e, por fim, sua posição em relação à incidência do sol. 

A seguir, abordaremos cada um deles com mais detalhes para que faça uma escolha do seu próximo lar de forma segura. Ah, antes de olhar os fatores que determinam os preços do imóvel no litoral sugerimos que leia nosso blogpost, Apartamento na praia: vale à pena investir? e Apartamento na planta em Ubatuba:Por que comprar?, para que sua escolha seja bem mais assertiva.

Boa localização contribui para valorização de um apartamento na praia

A localização é um dos fatores que mais influenciam no valor de um imóvel e, quando se trata do preço de um apartamento na praia, ele pode ser visto como o fator principal, simplesmente porque o apartamento está localizado em uma região litorânea e de alto potencial turístico como é o caso de Ubatuba. 

Praia Grande – Ubatuba-SP

Ainda dentro do fator localização, a proximidade do imóvel com escolas, hospitais, linhas de trem, ônibus ou metrôs, ruas e avenidas de fácil acesso e comércio também influenciam na valorização do apartamento.

E, mesmo em um contexto onde o home office e o regime híbrido tem se consolidado cada vez mais e a distância entre a casa e o trabalho, aparentemente, não tem um peso tão grande nessa decisão, estar próximo dos principais pontos de acesso é um item determinante no preço de um apartamento na praia.

Segurança é um item indispensável na hora de escolher o apartamento

Outro fator que influencia na valorização e, em consequência, no preço de um apartamento na praia é a sua segurança. E, por segurança, entende-se tanto o local que o apartamento está localizado, se é um bairro com índices baixos de roubos e violência, como itens de tecnologia que deixam o morador mais seguro. 

Aqui, podemos citar os seguintes exemplos: monitoramento 24 horas por câmeras de seguranças, fechaduras com reconhecimento por digital ou reconhecimento facial, portões com abertura por controle eletrônico e fechamento automático, após um determinado intervalo de tempo. 

A segurança influencia diretamente no preço de um apartamento de um apartamento na praia.

Dentro desse contexto, não poderíamos deixar de citar a presença de seguranças ou porteiros no prédio para identificação de todos que entram e saem daquele local. 

Ah, ainda no quesito segurança, a presença de uma garagem influencia no preço de um apartamento de praia, e é outro item que deixa o morador do prédio mais seguro. Afinal, deixar o carro estacionado na rua se torna uma preocupação a mais e muitos desistem de investir nesse bem, assim que identificam que não existe garagem no condomínio.

Lazer também influencia no preço de um apartamento na praia

Novamente, o fato de estar próximo ao litoral é um fator determinante na escolha de um apartamento. Afinal, o mar e as paisagens magníficas ao seu redor se tornam uma atração de lazer e tanto e claro, elevam o preço de um apartamento na praia. Mas, vale ressaltar que nesse caso, o preço compensa, pois terá ganhos com qualidade de vida e saúde.

Perspectiva 3D do Belize Square Garden na Praia Grande – Ubatuba-SP

Além disso, se o imóvel contar com diferentes opções de lazer como piscina, churrasqueira, academia, sauna, varanda gourmet, espaço pet, dentre outros, todos esses fatores influenciarão em seu preço. 

Tamanho e número de cômodos são cruciais para determinar o preço de um apartamento na praia

No caso dos imóveis, pode-se dizer que existe um princípio básico em relação à sua metragem: quanto maior seu tamanho, mais valorizado ele será. Claro que nesse ponto, há algumas controvérsias, por exemplo, se o imóvel está bem localizado, mesmo com poucos m², seu preço será mais elevado que um apartamento maior, situado em bairro periférico.

Perspectiva 3D Ibiza Residence – Praia Grande – Ubatuba-SP

Outro fator que influencia no preço de um apartamento, mesmo fora do litoral, é a quantidade de cômodos, por exemplo, se é um apê de 2 ou 3 quartos, se possui varanda, se sala e cozinha são integradas, etc. Mas, vale destacar que a quantidade de ambientes do imóvel está também relacionada ao seu tamanho.

Quanto mais alto for o apartamento, mais caro, ele será

Outro critério que influenciará diretamente no preço de um apartamento na praia é o andar em que está localizado, sendo que quanto mais alto for o andar do imóvel, mais valorizado ele será. Isso porque estará distante dos ruídos das áreas comuns e das ruas, além de proporcionar uma vista incrível de Ubatuba ao seu morador. 

Preço de um apartamento na praia: fatores idade e estado de conservação do imóvel

Independente de onde o imóvel está localizado, se é no litoral ou na cidade, a sua idade e seu estado de conservação influenciarão diretamente em seu preço. Apartamentos mais novos com acabamento e mobília mais atuais e modernas, por exemplo, terão um valor um pouco mais elevado que os imóveis mais antigos. 

O estado de conservação influencia diretamente no preço de um apartamento na praia.
Perspectiva 3D Anguilla Residence – Praia Grande – Ubatuba-SP

Além disso, apartamentos mais antigos, normalmente, podem apresentar sinais de deterioração em decorrência do passar dos anos e do uso do imóvel, e provavelmente, podem necessitar de algumas reformas, um fator que à longo prazo levará a novos gastos com o imóvel.

Mais luz solar remete à valorização do preço do apartamento

Os apartamentos mais valorizados são aqueles que recebem a incidência do sol pela manhã, uma vez que a iluminação natural proporciona mais conforto para quem vive no local. Fora que esses imóveis que recebem mais luz solar são mais valorizados e vendidos mais rapidamente. Isso porque são mais frescos durante os dias mais quentes do ano e também, mais aquecidos nos dias frios. Logo, esse fator também influenciará no preço de um apartamento na praia.

Luz solar remete à valorização e consequentemente influencia no preço de um apartamento na praia.
Perspectiva 3D Saint Barth Residence – Praia Grande – Ubatuba-SP

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?  

Se gostou e pretende investir em Ubatuba, e comprar seu imóvel no litoral, saiba que temos as melhores opções para que o preço de um apartamento na praia não seja um empecilho para realizar o sonho de morar bem pertinho do mar, aproveitando de toda a qualidade de vida que o contato com a natureza pode te oferecer. 

A Incorporadora Saint Martin se sente honrada em contribuir para o desenvolvimento do país e por poder impactar diretamente na qualidade de vida da população. Seja através dos seus projetos e empreendimentos, ou através de ações sociais que desenvolve e apoia.

A incorporada vem desenvolvendo um trabalho de urbanização para oferecer produtos sustentáveis e de qualidade.

Gostaria de saber mais? Fale conosco!

Ah, e não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo, e deixar sua opinião nos comentários. Será um prazer te ouvir! 😊

Receba notícias por e-mail