Vendas em alta: A retomada do mercado imobiliário
By Saint Martin | 8 de agosto de 2019
O cenário de estagnação do mercado imobiliário parece ter ficado para trás. Mais do que de um sentimento do setor, a sinalização vem das estatísticas, que apontam aumento no número de unidades lançadas e também de vendas efetivadas.
Nos primeiros cinco meses de 2019, as incorporadoras colocaram no mercado 28.787 novas unidades, 5% a mais do que no mesmo período do ano passado. Quando se olha para o recorte dos últimos doze meses, tendo maio como referência, a alta é ainda mais expressiva e chega aos 15%. Neste período, foram 101.544 os imóveis novos ofertados, contra os 88.620 dos meses imediatamente anteriores, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Positivos, também, são os resultados referentes à comercialização destas unidades. Mesmo com a queda de 2% nos primeiros cinco meses do ano e de 1% no acumulado dos doze meses sobre as vendas brutas, o consolidado das vendas líquidas (subtração das unidades distratadas do total de comercializadas) reforça o argumento de que se trata de um novo momento. Elas cresceram 9,8% até maio, desempenho similar aos 9% acumulados nos doze meses anteriores tendo o mesmo mês como referência. O motivo: a queda significativa no volume de distratos, ou seja, de cancelamento de contratos de compra e venda, que chegou a 33,8% e 27,3% nestes períodos, respectivamente.”